quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Quanto menos, melhor

Olá pessoal, estive ausente, mas estou de volta.....e no caminho dessa volta me deparei com esse texto super interessante de Márcia de Luca, gostei tanto que resolvi compartilhar com vocês.

Quer atrair prosperidade? Comece jogando fora tudo o que não serve mais.

A causa primordial de todas as doenças é o acúmulo de toxinas em nosso corpo, que impede o fluxo natural da energia. Essa é a visão da tradicional medicina ayurveda, mais antigo sistema de cura do mundo. Ao mantermos nosso organismo livre de toxinas contribuímos de forma decisiva para termos saúde - definida não apenas como ausência de doença, mas como um estado de contentamento geral, pelo simples fato de existir, de ser.

Nosso corpo é o templo da nossa alma e precisamos mantê-lo forte, flexível e saudável. Numa analogia simples, podemos dizer que nossa casa é o templo do nosso corpo - e também merece cuidados. É para esse espaço que voltamos todos os dias, é onde nos alimentamos, descansamos, vivemos em família. É o nosso porto seguro. E para mantê-la saudável também precisamos limpar as toxinas - ou seja, as tralhas que tendemos a acumular e que dispersam a energia da prosperidade.

Aproveite para pensar sobre esse assunto. Você já tinha ouvido falar em toxinas da casa? São todos os objetos que não utilizamos há anos, roupas das quais a gente não gosta mas que permanecem penduradas no armário, coisas feias, lascadas ou quebradas, papéis velhos, remédios vencidos... Enfim, tudo aquilo que ocupa espaço e atravanca o fluxo espontâneo da energia, assim como as toxinas do nosso corpo.

Da mesma maneira que devemos manter o peso do corpo, precisamos também manter o peso da nossa casa para termos saúde. Ao nos desapegarmos das coisas velhas, abrimos automaticamente espaço para que a energia que estava estagnada volte a circular. Tudo o que era negativo começa a ser limpo, e o espaço passa a ser preenchido por prana, energia vital do universo. Reserve o fim de semana para pôr fim à bagunça, libertar-se do acúmulo de coisas desnecessárias. Faça uma revisão crítica do que você acumulou ao longo do tempo, perguntando-se: preciso realmente disso? Ouça a resposta a partir do seu coração - e não apenas da razão - e separe tudo o que não serve mais para dar a alguém que de fato usará aquilo.

Durante esse processo de limpeza física do espaço onde você vive, aproveite a oportunidade para livrar-se também de mágoas, tristezas, medos do passado... Livre-se dos barulhos! O silêncio é o campo fértil para o nosso rejuvenescimento. Jogue fora o turbilhão dos pensamentos, assim você abre espaço entre eles, seduz o seu espírito e ouve as mensagens inspiradoras da sua alma. Pense nesse processo como uma faxina muito especial: a faxina da prosperidade e da felicidade.



Márcia de Luca, fundadora do Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda em São Paulo, para a Revista Gol linhas aéreas inteligentes nº 103, outubro de 2010. Marcia também ministra palestras, é autora de Ayuveda, Cultura de Bem Viver (Editora de Cultura) e apresenta na Rádio Eldorado o boletim "Filosofia de Bem Viver". Para se comunicar com ela envie um email para gol@trip.com.br.

Um comentário:

  1. Gostei muito desse texto.
    Parabéns pelo blog.

    Franklin Javier
    www.franklinjavier.com.br

    ResponderExcluir