domingo, 22 de agosto de 2010

Cimento Queimado

Sozinho, combinado com cerâmicas, ladrilho hidráulico, madeira, pedras, coloridos, neutros o cimento queimado tornou-se uma opção de revestimento que alia despojamento, praticidade e versatilidade. Aqui vai algumas dicas do Portal Casa e Cia:

Bastante comum nas casas mais antigas do interior, o cimento queimado voltou com tudo, em versão repaginada. Com aspecto despojado, o piso se tornou uma alternativa prática e econômica para construções de estilos variados.


Usando a criatividade, é possível compor novas combinações com materiais nobres, como pastilhas de vidro e de cerâmica ou ainda com madeira, lajota, ladrilho hidráulico e pedra portuguesa, para obter um efeito mais sofisticado.


Uniformidade, possibilidade de um piso sem emendas, grande variedade de cores, baixo custo do material e variedade de paginação são algumas das vantagens.




Em estilo rústico ou sofisticado, o importante é investir em alguns cuidados para conseguir um piso bem acabado, sem fissuras ou manchas. Para se obter um bom resultado, é fundamental aliar um contrapiso bem executado, juntas de dilatação adequadas e contratação de mão de- obra qualificada.


Para evitar o aparecimento de trincas, o ideal é prever juntas de dilatação no máximo a cada metro. As juntas plásticas e metálicas são as mais recomendáveis e são encontradas em lojas de materiais para construção.


É recomendado o material apenas nas áreas internas, pois em contato com a água, a superfície lisa se torna bastante escorregadia. Para áreas externas, recomenda-se o concreto desempenado.



Para manter o piso protegido, há algumas alternativas, como a aplicação de vernizes, ceras e hidrorrepelentes. A limpeza deve ser feita com pano úmido e sabão. Não use produtos químicos para evitar a corrosão do material.

Outro problema comum no cimento queimado é o aparecimento de manchas. Para evitar este inconveniente, o pó utilizado para queimar o piso deve estar seco e bem misturado.



Sem trincas!

O tecnocimento, considerado a evolução do cimento queimado, é uma nova tecnologia em piso cimentício que apresenta grande resistência, facilidade de aplicação e espessura de 2 mm. O grande diferencial é a inexistência de juntas de dilatação e a garantia de que o material não apresentará trincas e fissuras, desde que instalado sobre uma base adequada. Aplicado como um revestimento monolítico, não contrai ou dilata e é rico em fibras, o que o torna mais flexível.

O tecnocimento apresenta o mesmo efeito visual do cimento queimado, porém a vantagem está na velocidade de aplicação e cura", explica. Se usado como piso, o tecnocimento é indicado apenas para áreas internas, no entanto sua formulação permite o uso em paredes, fachadas e nichos externos. A NSBrasil é uma empresa referência nesse assunto.





Uma novidade bem interessante também é o Concret Art desenvolvido pela Transparent House que criaram um conceito que permite a aplicação de qualquer padrão.




Um comentário: