quarta-feira, 30 de junho de 2010

Provence

A Provença (Provença, em segundo occitano provençal a norma clássica; Prouvènço, em occitano provençal, segundo a norma mistrilian; Provence, em frances; Proença, forma utilizada na Idade Média) é uma denominação geográfica para um antigo condado (transformado em 1481 em província real francesa) e que corresponde hoje, em sentido lato, a uma grande parte da região administrativa francesa de Provença-Alpes-Côte d'Azur. A Provença situa-se no sudeste da França

A Provença é limitada pelos Alpes e pela Itália a leste, pelo Rio Ródano a oeste, e pelo Mediterrâneo ao sul. Possui características topográficas muito particulares, com planícies férteis no vale do Ródano, montanhas a leste (em especial o monte Ventoux, a cordilheira Luberon e as Aupilhas) e pântanos no sul (o Camargue).

Marselha, Aix-en-Provence, Avinhão e Arles também são cidades importantes na Provença. Marselha é o maior centro urbano da região e a segunda maior cidade da França, além de ser a capital do departamento de Bocas do Ródano e da região administrativa da Provença-Alpes-Côte d' Azur.Típica plantação de lavandas na Provença.


Provença deu origem a um estilo de viver, morar e decorar denominado Provençal. Se você gosta desse estilo, aproveite e inspire-se para renovar sua decoração.

O estilo provençal trouxe referência em mobiliário da realeza que eram dotados de acabamentos luxuosos. O uso da pátina, do estêncil para reprodução em série de motivos, combinados com tecidos de algodão, em geral com estampas miúdas, caracterizam este estilo. Combinações de cores suaves, como azul e lavanda, móveis brancos e de formas arredondadas, levam a atmosfera do sul da França para dentro de sua casa.

Essas referências podem ser encontradas em adornos e objetos de decoração...




Se vc quer repaginar algum móvel ou objeto aqui vai a dica de como fazer pátina e dar outra cara a sua decoração.


É possível a composição do estilo em ambientes como o banheiro......Living com lareira...

...Salas de Jantar...


... aconchego aos dormitórios...
...nos Jardins, varandas e áreas externas...


Objetos jardim estilo provençal da Art de L'ange.






Nesse estilo de jardim é comum usar materiais como o ferro, madeira e fibras naturais, além de pergolas, ambientes destinados ao descanso e refeições.Este estilo é muito encontrado na decoração, com adaptação para os dias atuais.




3 comentários:

  1. Não será surpresa, mas gostei de todos nos ambientes e móveis. Que categoria Carol! Bjs.
    Rosalva

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Rosa! Fico feliz em saber que vc gostou e que está acompanhando minhas postagens.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Eu adoro o estilo provençal. Minha casa é quase toda decorada desta forma. Moro na serra e tem tudo a ver com a vida de interior. Parabéns pelo blog.
    Geisa

    ResponderExcluir